De repente eu descubro que assinar 120 canais não é das melhores ideias. Nas férias então... O problema é que dos 10 canais de filmes (sim, eu os prefiro), 6 estão passando a MESMA película. Isso quando o filme não se repete insistentemente 5 vezes no mesmo dia, durante 1 mês.
Eu poderia usar menos algarismos e primar pelas palavras, mas não há como evitar o uso deles quando queremos dar ênfase a algo tão fora do comum. Em tempos de crise econômica, o que mais queremos é diversão.
Então, caio na mesmice de assistir a tv aberta. Grande bobagem. Nenhuma novidade. Será que estou ficando neurótico? Não, não é neurose. É o fato de que muito tempo trabalhando, ocupando quase 16 horas do seu dia em cima de trabalho e mais trabalho, quando chega a hora de relaxar...
Não haveria algo para organizar? Alguns papéis para serem jogados no lixo, algumas ideias para serem compartilhadas... COMPARTILHAR! É isso! Esse é o verbo do momento. Redes sociais estão se proliferando. Cada dia aparece um convite novo na minha caixa de emails (que aliás eu nem sei porque ainda tenho). Se vou me cadastrar ou não, isso já são outros quinhentos. Há quem considere que cada Rede Social tem um objetivo diferente, ou seja, o que compartilhamos em uma, não há necessidade de se compartilhar na outra. Será? Vejamos o que eu andei pensando sobre isso...
Caiu em desuso porque não se renovou, e quando houve uma repaginada, todos ficaram perdidos (brasileiro é resistente à mudanças). Então, o uso do Orkut hoje ficou limitado em mandar frus-frus, Slides, mensagens brilhosas com uma musiquinha romântica com dizeres do tipo "Tenha uma bela tarde de quinta-feira" ou "Agora são 17h e eu estou pensando em você. Obrigado por ser meu amigo". É de matar, não é? Como um bando descobriu outras redes, o Orkut tem tentado se manter com o Orkut Ao Vivo, no qual artistas dão entrevistas e cantam seus sucessos para milhões de pessoas, que não estão no estúdio. Ainda é o mais popular no Brasil, mas não em outros países.
Era a maior rede social do mundo. Foi perdendo o espaço porque não conseguia se renovar, o acesso era demorado e a política de segurança sempre era burlada. A grande sacada do MySpace é a música. Artistas disponibilizam seus singles para o mundo. Os novos têm a oportunidade de mostrar seu trabalho e os já famosos, de ficarem mais perto de seus fãs. Contudo, permanece sendo a 2ª maior Rede Social do mundo.
Este veio com tudo!!! Mostrando um método inédito de se fazer Rede Social. As mensagens rápidas, limitadas a 140 caracteres, caíram no gosto do povo, principalmente dos artistas. Facilitou muito para quem estava iniciando o uso de smartphones e tablets. O Twitter mantém sua característica principal e vem se renovando desde o princípio. A grande sacada é compartilhar mensagens rápidas, links reduzidos. É inovador, também, ao 'forçar' um novo verbo, o tuitar. As hashtags (#) foram parar em todas as redes e os arrobas (@) também. O único problema são as inúmeras mensagens revelando que você "está indo ao banheiro"; "estou na cama" etc...
Ou eu sou muito burro, ou sou muito velho. Porque até agora não consegui definir o que é o Tumblr. Isso é um saco, porque eu tenho cadastro em quase todas as redes, e preciso saber o real uso desta. O que achei mais direto é o fato das citações. Mas... fica a desejar. Também não faço ideia da popularidade dele. Então, ficamos assim... esperando ouvir mais alguma coisa sobre essa Rede Social.
A maneira mais simples de saber onde você está. O Foursquare tem pouquíssimos usuários no Brasil, mas vem crescendo aos poucos. A ideia é promissora, afinal de contas, ele é um aplicativo para smartphones, que vêm se proliferando a cada dia.
Aí uma rede que poderia chamar de 'social' e séria. O Linked In é uma rede voltada para o público profissional. Não perdeu sua intenção inicial e mantém a proposta.
Este veio com a incrível missão de desbancar toda e qualquer rede que atravessasse o seu caminho. Não foi bem assim. Por mais que o Google + (lê-se Google Plus) esteja crescendo, derrubar a maior Rede Social do mundo vai ser uma tarefa bem difícil. Enquanto isso, os usuários vão brincando de se incluir um no círculo do outro (sem duplo sentido) e clicando e +1.
E agora a mais suprema. A rede absoluta. A que mais se renova. A que mais cresce. E a que mais tem chances de cair no mesmismo... com vocês: FAAAAAAAAAAAACEBOOK!!! Exagero? Pode até ser, mas o números não enganam. Nem o de usuários, muito menos os que enchem a conta bancária de seu criador (recuso-me citar o nome). O Facebook era, inicialmente, uma rede para universitário (e só). Com tempo, percebemos que o rumo era outro. Hoje, tudo cabe no Facebook, e muitos estão deixando outras redes por tudo estar disponível. Curta à vontade! Não há nada que possa temê-la. Até filme fizeram. Então, a onda do momento é curtir.
Bom, pessoinhas, eu poderia ficar horas e mais horas falando de Redes Sociais, mas tenho mais coisas a fazer, certo? Errado. É bom sim. Mesmo quem for contra. O problema é saber usá-las - a seu favor, lógico. Divulgar ideias, compartilhar sentimentos, movimentar passeatas, contaminar a rede de indignações... e por aí vai. Tem muita Rede Social espalhada por aí. E tem pra todos os gostos. Tem rede de aficionados por cinema, por fotografia, por teatro, por música, por literatura... tem até Rede Social para seu pet. Uma coisa é certa: Orkut não é Facebook, que não é Twitter, que não é Linked In, que não é Flikr, que não é Tumblr e, principalmente, que não é MSN.
Nessa onda que percebo o quanto os 120 canais que assinei não valem nada quando fico estático na frente no PC... no smartphone... Zapear vale a pena. Curtir também! Tuitar, mais ainda!
Então, caio na mesmice de assistir a tv aberta. Grande bobagem. Nenhuma novidade. Será que estou ficando neurótico? Não, não é neurose. É o fato de que muito tempo trabalhando, ocupando quase 16 horas do seu dia em cima de trabalho e mais trabalho, quando chega a hora de relaxar...
Não haveria algo para organizar? Alguns papéis para serem jogados no lixo, algumas ideias para serem compartilhadas... COMPARTILHAR! É isso! Esse é o verbo do momento. Redes sociais estão se proliferando. Cada dia aparece um convite novo na minha caixa de emails (que aliás eu nem sei porque ainda tenho). Se vou me cadastrar ou não, isso já são outros quinhentos. Há quem considere que cada Rede Social tem um objetivo diferente, ou seja, o que compartilhamos em uma, não há necessidade de se compartilhar na outra. Será? Vejamos o que eu andei pensando sobre isso...
orkut.com |
myspace.com |
twitter.com |
tumblr.com |
foursquare.com |
linkedin.com |
Aí uma rede que poderia chamar de 'social' e séria. O Linked In é uma rede voltada para o público profissional. Não perdeu sua intenção inicial e mantém a proposta.
plus.google.com |
Este veio com a incrível missão de desbancar toda e qualquer rede que atravessasse o seu caminho. Não foi bem assim. Por mais que o Google + (lê-se Google Plus) esteja crescendo, derrubar a maior Rede Social do mundo vai ser uma tarefa bem difícil. Enquanto isso, os usuários vão brincando de se incluir um no círculo do outro (sem duplo sentido) e clicando e +1.
facebook.com |
Bom, pessoinhas, eu poderia ficar horas e mais horas falando de Redes Sociais, mas tenho mais coisas a fazer, certo? Errado. É bom sim. Mesmo quem for contra. O problema é saber usá-las - a seu favor, lógico. Divulgar ideias, compartilhar sentimentos, movimentar passeatas, contaminar a rede de indignações... e por aí vai. Tem muita Rede Social espalhada por aí. E tem pra todos os gostos. Tem rede de aficionados por cinema, por fotografia, por teatro, por música, por literatura... tem até Rede Social para seu pet. Uma coisa é certa: Orkut não é Facebook, que não é Twitter, que não é Linked In, que não é Flikr, que não é Tumblr e, principalmente, que não é MSN.
Nessa onda que percebo o quanto os 120 canais que assinei não valem nada quando fico estático na frente no PC... no smartphone... Zapear vale a pena. Curtir também! Tuitar, mais ainda!
Thiago Charme
0 comentários:
Postar um comentário